Orientação Vocacional – O que os Valores têm haver com a sua escolha profissional?

Orientação Vocacional – O que os Valores têm haver com a sua escolha profissional?

Você já pensou sobre isso? Todos nós falamos intuitivamente sobre valores, mas raramente pensamos sobre o efeito dos valores na nossa vida. Alguns autores definem valores como sendo os nossos estados emocionais que governam as nossas decisões. Portanto, tudo, tudo absolutamente TUDO o que fazemos é para atender as necessidades de um valor. Nossas atitudes, nossas escolhas, o porquê sim e o porquê não, estão sempre atendendo a um valor. Ainda que de maneira inconsciente.

Para ficar mais claro, imagine que você tenha adquirido um bem (produto) que queria muito, mas o adquiriu de uma maneira não muito honesta. E, honestidade é um valor para você. Agora, você tem o bem, mas vive em conflito com ele. Você o tem, mas vive uma relação de amor e ódio, como se tivesse feito algo de errado. Passando um tempo, “sem querer” deixou o bem escapar por suas mãos e agora ele se quebrou, deixou de existir. Ou ainda o perdeu, guardou em algum lugar que não se lembra, esqueceu no banco da praça. Enfim, há infinitas formas de nos livrarmos de algo que está promovendo desconforto interno.

Um outro exemplo, você está em crise em seu relacionamento íntimo afetivo. Realmente magoada, chateada, seu namorado “pisou feio na bola” contigo. Então, você vai a uma festa com os amigos para tentar esquecer o problema e se animar um pouco. Chegando lá, tem a chance de ficar com uma pessoa maravilhosa, super do bem, todos os seus amigos aprovam e até incentiva. Decidir aproveitar aquela oportunidade e ficar ou não, decidir terminar primeiro o namoro para ficar com outra pessoa, tem haver com os seus valores. Se Lealdade for um valor para você, não irá ficará, por mais que haja uma pressão social.

Assim é para todas as coisas da nossa vida, inclusive para a escolha profissional. Quais são os seus valores? Fama, dinheiro, sucesso, felicidade, contribuição, justiça? Descobrir os próprios valores é libertador, porque passa-se a entender mais o próprio comportamento, as atitudes e as escolhas. Além de compreender melhor as outras pessoas com quem convivemos, nossa família, amigos, colegas do trabalho, enfim, a todos. Mas, uma coisa é muito importante, entender que não há valores melhores ou mais nobres, apenas diferentes.

Então, vamos descobrir os seus?

Acesso o site: www.viame.org. Responda o questionário, depois volta aqui e me conta o que descobriu.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.