Orientação Vocacional

O objetivo deste programa é acompanhar e orientar o jovem em sua escolha profissional e ir além. É ajudá-lo a desenvolver o seu Projeto de Vida.

Recente pesquisa realizada no Brasil por Denis Giacometti, coordenador do Projeto 30, entrevistou cerca de 1200 profissionais que completou 30 anos de idade e revelou que 62% estão frustrados com relação a sua vida e 52% estão frustrados com a carreira que escolheram (veja a entrevista completa em http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mundo-corporativo/2016/10/29/FALTA-A-NECESSIDADE-DO-AUTOCONHECIMENTO-APROFUNDADO.htm). Outra pesquisa realizada pelo Instituto Gallup indicou que apenas 13% da população mundial encontra-se satisfeita com sua vida profissional (Fonte: SAMPAIO, M. Coaching vocacional. São Paulo – Editora DSOP: 2015).

Baseando-se nisso que o processo de Orientação Vocacional visa proporcionar ao jovem mais assertividade na sua escolha profissional, ajudá-lo a evitar perder tempo e dinheiro em uma escolha equivocada ou precipitada e de frustrar. Para isso, ele participará de um processo que dura em média dois meses, com encontros semanais individuais ou grupais, divididos em quatro etapas:

Fase 01: Autoconhecimento
Nesta fase, através da aplicação de testes psicológicos, testes vocacionais, inventários, dinâmicas e exercícios, o jovem é estimulado a fazer um mergulho interno visando o autoconhecimento. Através de técnicas reconhecidas, é ajudado a conhecer os seus valores e a hierarquia entre eles; descobrir qual a sua missão e propósito; e fundamentalmente é conduzido encontrar os seus talentos. São apresentadas técnicas para identificar as crenças limitantes, que impendem a prosperar e como superá-las.

Fase 02: Planejamento
A fase dois irá trabalhar os sonhos, pois são estes que nos fazem caminhar. E tão importante quanto sonhar, é desenvolver um projeto com metas claras e definidas. Saber administrar o tempo; incluir a agenda em sua rotina; identificar hábitos improdutivos e estabelecer novos que o ajude a manter foco e ter produtividade.

Fase 03: Pesquisa
Considero esta uma das fases principais deste método, pois é na pesquisa que o jovem entra em ação como protagonista. Nesta etapa, ele terá a oportunidade de “quebrar” os mitos sobre as profissões; pois será convidado à participar de feiras, eventos, visitação às universidades, entrevistar profissionais da área de sua inclinação e, assim saberá mais sobre mercado de trabalho, plano de carreira, salário, oportunidades, curiosidades, dentre tantas outras informações pertinentes ao mundo do trabalho.

Fase 04: Autoavaliação
Este processo termina com a autoavaliação do jovem e apresentação de suas conclusões.
Ficou interessado? Agende uma sessão experimental e nos faça uma visita.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.