Você sabe quem realmente é? Quais são os seus verdadeiros talentos? Por mais clichês que pareçam essas questões de autoconhecimento, poucas pessoas conseguem de fato refletir seriamente sobre elas. Não é raro eu receber ligações e emails de profissionais em transição de carreira que se dizem angustiados por não saberem mais quem são. Coisas como “eu passei a vida inteira vivendo uma identidade que não era a minha por causa da empresa em que trabalhei e hoje parece que minha identidade foi roubada por ela”.

Não sei se você já vivenciou esse tipo de situação, mas ela é bastante comum. Eu mesmo senti isso na pele quando trabalhava como diretor na escola em que minha mãe era proprietária. Por várias várias vezes me perguntava: “E o meu sonho? Para que eu sirvo?”. Questões de autoconhecimento que realmente levam as pessoas a fazer a transição que pode mudar suas vidas.

A verdade é que todo mundo tem um lado incrível para ser descoberto. Por isso, comece a se perguntar: qual é o meu talento? Para que eu sirvo? O que eu posso fazer para contribuir com a minha vida e com a de outras pessoas?

Não são perguntas fáceis de responder. Mas existe uma técnica de raciocínio lógico que eu aplico em minhas sessões de coach e que vai te ajudar a começar a praticar esse exercício tão importante para você saber quem de fato é.

Será o primeiro passo para você descobrir o seu talento e fazer com que, em qualquer fase da sua vida, tenha consciência de suas habilidades para mudar de emprego ou fazer aquela transição de carreira com a qual sempre sonhou.